quinta-feira, 10 de outubro de 2013

7 dicas para melhorar suas finanças no dia-a-dia

6952c5fe666a3f908a879be10501cb45

Mas com pequenas ações no dia-a-dia essa situação de amor e ódio com o dinheiro pode mudar e você vai sentir uma enorme melhoria na qualidade de vida.Em média, trabalha-se 185 horas por mês para ganhar um suado salário – isso sem contar com horas extras ou trabalho em casa -, mas não gastamos nem uma única hora para pensar sobre ele. Normalmente, a hora em que pensamos no dinheiro é justamente quando precisamos dele e não temos, aí, só sobra o arrependimento de ter gastado e promessas de melhorar no o futuro – que geralmente não são cumpridas.
1- Saiba quanto você gasta e quanto você ganha por mês.
Sem um controle financeiro muitos não sabem quanto gastam e o dinheiro acaba antes do final do mês. Na verdade, tem muita gente que não sabe nem o quanto ganha por mês– por exemplo, os profissionais liberais, artistas, quem tem algum tipo de renda extra – aí a situação fica ainda mais complicada. Ter um controle rígido de entradas e saídas é fundamental e parece ser mais difícil de fazer do que realmente é.
2- Anote todos os seus gastos em uma planilha eletrônica
Só assim você vai saber para onde o seu dinheiro está indo todo mês e quanto você gasta com cada coisa (restaurantes, supermercado, gasolina…). Com o passar do tempo você vai começar a perceber padrões de gastos e vai descobrir onde é que pode reduzir.
3- Pague-se primeiro
Proponha-se a guardar um tanto por mês, 5%, 10%, 15% da sua renda todos os meses e assim que receber o salário separe esse dinheiro, coloque na poupança, por exemplo. E finja que ele não existe!
4- Faça listas de compras
Fazer uma lista de compras é se planejar antes de comprar, isso diminui as compras por impulso. A lista do supermercado é a que mais se ouve falar e a melhor maneira de economizar no supermercado, mas também é importante fazer listas para outras coisas. Por exemplo, faça uma lista das roupas que você está precisando, “um suéter azul marinho”, “uma calça jeans skinny branca”, “uma jaqueta de couro preta”, assim ao entrar em uma loja você já vai saber o que está procurando e quais são as suas prioridades.
5- Pense três (ou mais) vezes antes de comprar
Sabe aquela técnica do provar, ir tomar um café, voltar e comprar? Funciona!
Assim como a lista, essa técnica diminui as compras por impulso, se você realmente gostar do que viu e não conseguir esquecer volte e compre, se não, sinta-se feliz por ter economizado.
6- Financie-se, se for necessário
Sabe aquele dinheiro que você vêm economizando todos os meses (o da dica 3!!)? Então, ele serve comosegurança para emergências e também serve para você realizar alguns desejos. Se você quiser comprar um bem que não cabe no seu orçamento do mês pague à vista com o seu dinheiro guardado e depois devolva essa quantia em parcelas para a sua poupança, assim você vai evitar de pagar juros e não vai entrar no vermelho.
Lembrando que devolver o dinheiro é importante, porque depois quando você precisar de novo vai ter!
7- Não esqueça de aproveitar
Se é pra gastar, aproveite! Evite gastar em coisas que não vão deixar a sua vida melhor.

Nenhum comentário: