Dividendo é o lucro que uma empresa gera e que é distribuído a seus acionistas. Em épocas de turbulência na Bolsa de Valores, muitos analistas recomendam que os investidores devem focar nas empresas que são boas pagadoras de dividendos.
Segundo os analistas da corretora Planner, os melhores exemplos são as empresas dos setores de energia elétrica, saneamento básico e de telecomunicações.
Esses segmentos são consenso entre os especialistas. Isso porque essas empresas são geradoras de caixa e não precisam fazer grandes investimentos para expansão. O que entra é distribuído entre os sócios.
Mas existem também empresas fora desses setores que são boas pagadoras de dividendos. "Souza Cruz, Eternit e Ambev elegeram a distribuição de lucro como prioridade", afirma Ricardo Binelli, sócio da Petra Corretora.
Há até um jargão para definir uma ação que paga dividendos. "São as ações da viúva", diz Cláudia Augelli, estrategista de investimentos e sócia da Eugênio Invest. São ações que vão ficar para a viúva, quando o investidor morrer. E os ganhos ainda são isentos de Imposto de Renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário